Um dos conceitos aplicados na criação/transformação de lugares (placemaking) tem por base a utilização das artes e da criatividade (creative placemaking) com o objectivo de moldar o futuro das comunidades de uma forma sustentável. Um conceito que simboliza a activação da criação de lugares atractivos enquanto destinos culturais.
É comum ouvir falar sobre esforços feitos na criação de experiências artísticas mais imersivas, ou sobre a luta com que os grupos culturais se deparam ao tentar conciliar a arte com o dia a dia das audiências e espectadores. Esforços que muitas vezes perdem força devido à inflexibilidade a que a programação obriga sendo que demonstrações artísticas como exposições e/ou concertos estão à partida cingidas a datas e horários rígidos de inicio e fim.
“Creative placemaking” aborda a manifestação artística na criação de lugares de uma forma diferente, defendendo o lugar em si mesmo como arte. Uma abordagem que permite capitalizar os factores distintivos do espaço/território alvo de intervenção, isto é que permite diferenciar, trabalhando um posicionamento único e, criar lugares capazes de atrair visitantes de forma mais regular promovendo numa perspectiva a médio prazo a actividade económica.
Nesta abordagem criativa à criação de lugares, parceiros públicos e privados, associações, artistas, designers e grupos da comunidade unem-se para moldar o caracter fisico e social de um lugar, bairro, cidade ou até região através das artes e da dinâmica cultural, animando espaços públicos e privados, rejuvenescendo estruturas e artérias, reforçando o sentido de pertença, contribuindo para a viabilidade dos negócios instalados, provocando melhorias relacionadas com questões de segurança pública e qualidade de vida e, inspirando todos os seus públicos, entre os quais residentes, visitantes e turistas.
Exemplos que marcam:
From a practical perspective, “art” is also one of the most effective and efficient ways of connecting into a place’s community, drawing on the (hopefully) positive reactions of residents and visitors promoting a buy-in for fomenting a cultural dynamic driven by the community itself.