As Linhas de Torres

Localização Intermunicipal – Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira
Promotor PILT – Plataforma Intermunicipal para as Linhas de Torres
Estado entregue
Ano 2010-2011

Serviço Análise do potencial das Linhas de Torres como produto turístico integrado: conceito, organização e gestão

Contexto

As Linhas de Torres compreendem um
conjunto patrimonial de sistema militar
inovador, desenvolvido em secreto durante a Guerra Peninsular, e com o propósito de travar a terceira Invasão Francesa, mais concretamente para a defesa do porto de Lisboa e da capital do reino.

Composto por mais de uma centena de fortificações militares numa 
extensão 
de 
85km entre o Rio Tejo e o Atlântico, este conjunto histórico reveste-se de grande importância para o desenvolvimento de toda uma região da Península de Lisboa. Partindo de um património histórico-militar, várias estruturas foram intervencionadas e musealizadas com o intuito de serem inseridas em circuitos de visita intermunicipais e articulados em rede, por sua vez apoiados em centros de interpretação ao longo de um vasto território.

Âmbito do trabalho desenvolvido

No sentido de ajudar a promover um consenso entre os membros que integram a PILT – Plataforma Inter-Municipal das Linhas de Torres – sobre qual a melhor forma de dinamizar este activo, a Placemakers organizou e dirigiu um workshop com especialistas nas áreas do desenvolvimento turístico, Visitor Attractions, planeamento urbanístico, procurando a unanimidade dos decisores à volta de uma apresentação de novas perspectivas sobre a importância das Visitor Attractions enquanto catalisadores do desenvolvimento local sustentável. O papel cada vez mais importante do património, nos seus componentes natural, cultural e histórico, para a diferenciação e sustentabilidade de destinos turísticos, foi uma mensagem inequivocamente assimilada pelos participantes do workshop, reforçando a importância estratégica que reveste o património integrante das Linhas de Torres enquanto factor de desenvolvimento à escala local e regional. As Visitor Attractions constituem uma oportunidade de desenvolver interesse nos activos patrimoniais como catalisadores de desenvolvimento local e regional e factores de orgulho das comunidades, através de uma gestão turística responsável.

A capacidade, expressa pela equipa liderada por Simon Punter, de convocar uma miríade de olhares perspectivantes e qualificados e reunir, numa perspetiva comparada, um corpus de conhecimentos, metodologias e práticas de carácter nacional e internacional, contribuiu inegavelmente para iluminar e validar a importância estratégica que reveste o património integrante das Linhas de Torres Vedras enquanto fator de desenvolvimento sustentável à escala local e regional

Ana Umbelino

Vereadora Cultura, C.M. Torres Vedras