Integramos as várias competências da arte de Placemaking, o que nos permite operar numa variedade de configurações e escalas e usar uma abordagem totalmente integrada, que vai desde a capacidade de imaginar até à arte de implementar
Desenhamos a opção que maximiza o pleno potencial de atractividade, competitividade e qualidade do lugar, oferecendo aos nossos clientes toda a cadeia de criação, planeamento e gestão operacional de um bom projecto de Placemaking.
Áreas de actuação
Fazemos projectos de Placemaking em três grandes áreas.Visitor Attractions
Projectos de criação e gestão de âncoras – culturais, de lazer ou outras – que funcionem como catalisadores de visita, transformando os locais em destinos populares, de turismo ou lazer, que promovam a diversão, a fruição e a experiência.
Cultura e Património
Projectos de recuperação ou revitalização de sítios culturais ou patrimoniais, alavancando o valor sócio-cultural ou natural do lugar. Focado na simbiose entre turismo e cultura e no desenvolvimento e valorização do seu potencial como catalisadores sócio- económicos
Regeneração Urbana em Centros Históricos
Projectos integrados de transformação física, económica e social,enraizados na comunidade e na identidade do lugar, para uma intervenção sócio-urbana sustentável, com vista à promoção da qualidade de vida da comunidade local e ao reforço da atractividade do lugar.
Dependendo das especificidades de cada projecto, as três áreas em que operamos podem ser trabalhadas de forma autónoma ou em complementaridade e inter-relação, como parte de uma solução holística para o desenvolvimento de um lugar, numa proposta integrada de Placemaking.
Processo
Usamos o nosso processo único de Placemaking para abordar estes projectos e trazer mudanças positivas, impactantes e sustentáveis para o lugar em que intervimos.1.
Visionamos uma solução holística específica para o local, considerando o contexto e as suas características únicas, os objectivos do cliente e as tendências mais relevantes.
2.
Criamos o Master-plan do projecto, que inclui o conceito, o modelo de negócio site-specific e a estratégia de desenvolvimento do lugar.
3.
Desenvolvemos o desenho e o planeamento do espaço, nas suas várias dimensões de vida do lugar: física, económica, social, cultural e ambiental.
4.
Estamos aptos para assumir a responsabilidade da gestão operacional do espaço criado, ou apoiamos o cliente nessa tarefa.
Áreas transversais
Entendemos que existem áreas transversais e fundamentais a qualquer projecto de Placemaking e, por isso, oferecemos serviços também nessas áreas.Espaço Público e Ambiente Urbano
Soluções criativas, people-friendly, sustentáveis e práticas para espaços de uso público – Public Realm – de acordo com abordagens contemporâneas e inovadoras, que promovem o uso e a dinamização da rua, do bairro ou da cidade enquanto espaços de partilha e vida (social, económica, cultural) e tendo em conta aspectos como a acessibilidade, a segurança, a paisagem urbana, o green, o comércio, entre outros. Estas soluções são informadas pelo contexto histórico e pelo carácter sócio-cultural do local para reforçar a identidade do lugar, ao mesmo tempo que promovem a sua atractividade local e comercial. Podem ser intervenções de pequena ou grande escala.
Inclui: ruas, espaços verdes, praças, parques, mercados, zonas ribeirinhas, bairros culturais, bairros comerciais, entre outros espaços de uso público, com vista à melhoraria do ambiente urbano.
Gestão Territorial e Planeamento Urbano
Apoio à Gestão Urbanística e Planeamento Urbano da Cidade, em articulação com os órgãos municipais.
Inclui: elaboração, alteração ou revisão de instrumentos e planos, delimitação de Áreas de Reabilitação Urbana, montagem de Operações de Reabilitação Urbana, apoio na candidatura ao Instrumentos Financeiros disponíveis, Plano de Pormenor de Reabilitação Urbana, Plano de Pormenor de Salvaguarda, Plano de Urbanização, Plano Director Municipal.
Mobilidade Urbana Sustentável
Apoio a entidades públicas e privadas no desenvolvimento de estudos e soluções que melhorem a mobilidade e acessibilidade. Sempre na procura de uma mobilidade sustentável e que tenha em conta os desafios actuais como a transição para uma economia de baixo carbono e as alterações climáticas, bem como o ajustamento a novos padrões de mobilidade (redes pedonais, vias cicláveis, transporte colectivo, intermodalidade, etc.).
Inclui: elaboração de planos de mobilidade e acessibilidade urbana sustentável.
Em todas estas áreas, o que nos distingue é a nossa abordagem place-based e commmunity-driven.
Serviços
A Placemakers oferece aos seus clientes uma gama de serviços personalizados, desde o planeamento estratégico e desenvolvimento de conceitos até ao planeamento operacional e financeiro detalhados.Turismo Cultural
Museus e Património
Gestão de Activos Culturais
Economia local
e Desenvolvimento Social
Valorização
Sócio-Cultural
Bairros Culturais e Criativos
Espaço Público
Master-Planning
e Modelo Económico
Arquitectura e Desenho
Paisagismo e Ambiente
Mobilidade
e Acessibilidade
Planeamento Territorial
e Urbano
Análise de Potencial
e Viabilidade
Marketing
e Comunicação de Espaços
Programação
de Espaços
Estratégias
de Funding
Apoio a Candidaturas