Palácio Belmonte, Lisboa
Localização Castelo, Lisboa
Promotor Palácio Belmonte
Estado 1ª Fase entregue
Ano 2011-2013
Serviço Elaboração do projecto de regeneração urbana e plano de execução
Contexto
Localizado em Lisboa, junto das muralhas do Castelo S. Jorge, o Palácio Belmonte é um monumento classificado e uma das jóias secretas da cidade. Foi erguido, numa primeira fase, em 1449, sobre ruínas romanas e mouras, à volta das antigas paredes da Alcáçova e da Cerca Moura e transformado mais tarde numa residência senhorial. O complexo compreendia, então, as muralhas, uma porta chamada de D. Fradique, um cubelo e duas torres, ambas datadas dos séculos XV e XVI. Em 1640, ano da Restauração, o edifício seria alargado ao anexar o seu deslumbrante terraço e cinco fachadas em estilo clássico, conferindo-lhe então o seu aspecto actual. Quase cem anos depois, entre 1720 e 1730, dois grandes mestres da azulejaria portuguesa, Manuel Santos e Valentim de Almeida, davam o seu contributo com uma colecção única de 59 painéis, com mais de 30.000 azulejos, que descrevem episódios do cristianismo e cenas da corte portuguesa da época. A sua colecção única de azulejos, uma chaminé setecentista tão peculiar ou o seu jardim com vista deslumbrante sobre Alfama, São Vicente de Fora e o rio Tejo tornam-no num lugar único, o que justifica o título de Património Nacional. Recentemente o Palácio Belmonte foi transformado em hotel de charme, com apenas 10 suites dedicadas a personalidades da História Portuguesa, como Fernão de Magalhães, Egas Moniz, Fernão Mendes Pinto, Gil Vicente, Bartolomeu de Gusmão, entre outros e com uma das mais elevadas tarifas por quarto em Lisboa.
Âmbito do trabalho desenvolvido
A Placemakers definiu a estratégia de expansão do Palácio, assente na missão de posicionar e optimizar o desempenho do activo enquanto catalisador de um programa de Regeneração Urbana nesta zona típica da cidade, tornando-se, em simultâneo, num novo ponto de referência do coração histórico de Lisboa. A equipa multidisciplinar ajudou a conceber e desenvolver o projecto de regeneração urbana e respectivo plano de execução, baseado na extensão do Palácio e na criação de um novo ponto de referência para a zona do Castelo em Lisboa – o Bairro Belmonte.
A equipa Placemakers ajudou-me a conceber e desenvolver o plano de um projecto de regeneração urbana inovador baseado na extensão do Palácio Belmonte (século XV) e criar um novo ponto de referência para a zona do Castelo em Lisboa – o Bairro Belmonte – um verdadeiro resort urbano.
Frederic Coustols