Portugal dos Pequenitos

Localização Coimbra
Promotor Fundação Bissaya Barreto
Estado Em desenvolvimento
Ano 2014-2015

Serviço Master-planning integrado para uma Visitor Attraction

Contexto

O Portugal dos Pequenitos, referencial histórico e pedagógico de muitas gerações, foi idealizado pelo médico de Coimbra, Bissaya Barreto, e interpretado por um dos maiores modernistas da arquitectura portuguesa, Cassiano Branco. Desde 1940 que é um parque ludo-pedagógico destinado essencialmente à criança, que tem por tema Portugal, a Portugalidade e a presença portuguesa no mundo, possibilitando a brincadeira, num espaço composto por um conjunto arquitectónico ímpar pela forma como está interligado e sua escala em miniatura única no mundo.

Em 2015 o Portugal dos Pequenitos completou 75 anos, sendo o parque temático, ou Visitor Attraction, mais antigo e dos mais procurados em Portugal. Celebrando os 75 anos, a Fundação Bissaya Barreto avança com um programa de expansão, revitalização e reposicionamento deste parque único no País e no Mundo. Para além da criação de novos monumentos todo o parque vai sofrer uma renovação, sobretudo ao nível de novas abordagens interpretativas sobre os conteúdos identitários da cultura nela representados, bem como nas infra-estruturas de apoio.

Âmbito do trabalho desenvolvido

A Placemakers foi seleccionada pela Fundação Bissaya Barreto para desenvolver o projecto de requalificação e expansão do Portugal dos Pequenitos de “A a Z”.

Com uma equipa multidisciplinar adaptada às exigências do projecto, com competências integradas em desenvolvimento turístico e de lazer, Visitor Attractions, arquitectura, paisagismo e planeamento urbano, que permitisse responder a tal desafio, a Placemakers foi responsável pelo desenvolvimento estratégico integrado do projecto, incluindo: análise do contexto e estudo do mercado com caracterização sócio-económica e identificação de oportunidades e ameaças, desenvolvimento da visão, criação do conceito global e conceitos específicos para as diferentes âncoras, análise de viabilidade, identificação de potenciais fontes de financiamento, desenvolvimento do masterplan integrado e implementação de acções de suporte à execução do projecto, entre as quais identificação e apoio à selecção de fornecedores nas diferentes especialidades. A Placemakers assume ainda a função de assessoria à Fundação Bissaya Barreto nos contactos oficiais com entidades públicas relevantes.

A proposta da Placemakers procura preservar a filosofia original do espaço, respeitando o seu legado arquitectónico e lúdico-pedagógico, ao mesmo tempo que enriquece a experiência para o visitante através da simbiose entre a portugalidade histórica e o contemporâneo. Promovendo, em paralelo, espaços de lazer, jardins, e outras infra-estruturas complementares à descoberta e exploração dos conteúdos apelativos para a criança, mas também para novos públicos como famílias, escolas e outros grupos mais abrangentes, incluindo turistas e excursionistas de todas as idades.