Santar, Vila Jardim

Localização Santar, Nelas
Promotor Privado
Estado Em desenvolvimento
Ano 2013

Serviço Master-planning integrado para uma Visitor Attraction

Contexto

Santar, pequena vila localizada no coração do Dão com aproximadamente 1.000 habitantes, é detentora de um relevante património, material e imaterial, donde se destaca a paisagem vinhateira de grande significado histórico, cultural e económico, em torno de um conjunto arquitectónico vernacular relativamente intacto, composto por solares e casas brasonadas, jardins históricos e património religioso classificado.

Com o intuito de dar a conhecer e afirmar a riqueza cultural, histórica e arquitectónica de Santar e sua consequente atractividade enquanto destino de turismo cultural e paisagístico, uniu-se um conjunto de proprietários de património de grande significado localizado no centro histórico da vila dispostos a desenvolver de forma faseada um projecto alicerçado na recuperação dos jardins formais e informais, invulgarmente localizados no coração do núcleo histórico da Vila. Um projecto que compreende, além dos jardins, instalações de interpretação sobre a paisagem, a história, as tradições e as gentes da Vila de Santar e da própria Casa de Santar, bem como um vinho seleccionado de produção limitada em homenagem a personalidades locais.

Âmbito do trabalho desenvolvido

A Placemakers foi seleccionada pelos promotores para aferir o potencial de desenvolvimento de um projecto de interesse turístico-cultural e suas orientações estratégicas, ancorado na regeneração de um conjunto de jardins formais e informais relativamente contíguos, localizados na área histórica da Vila de Santar.

Com uma equipa multidisciplinar adaptada às necessidades do projecto e que permitisse responder ao desafio – arquitectura paisagística, desenvolvimento turístico, planeamento urbano, museologia, Visitor Attractions, hotelaria e financiamento – a Placemakers foi responsável por: 1ª fase – definição do conceito preliminar; 2ª fase – análise crítica do projecto em desenvolvimento, orientações estratégicas, estudo do modelo de gestão de destino, estruturação das bases à criação de uma DMO (Destination Management Company), assessoria no contacto com as diferentes equipas envolvidas e entidades públicas a contactar.

Estas tarefas foram desenvolvidas com recurso a abordagens e metodologias criativas que definem a forma como a Placemakers abraça os projectos: envolvimento total, desafio constante e pensamento fora da caixa. Incluiu trabalho de pesquisa de campo seguido de abordagens criativas de desenvolvimento e geração de ideias e discussão de cenários e opções em conjunto com o cliente.

A proposta da Placemakers procura proteger e valorizar o património local e proporcionar um destino atraente não só para os moradores, mas também para o turista que valoriza experiências ancoradas na autenticidade dos lugares.

A afirmação de Santar como destino turístico-cultural sustentável é crucial para potenciar o sucesso do projecto, sendo o envolvimento e cumplicidade da população da Vila essenciais para que isso aconteça, assim como a sua gestão enquanto destino. O projecto privado Santar Vila Jardim é, por sua vez, um catalisador do papel participativo da Vila e assume-se como palco de experiências de descoberta do património e da paisagem locais, tendo sido, nesse sentido, também estudado o modelo de gestão de destino a implementar.