Em 2014, a Placemakers foi seleccionada pela Fundação Bissaya Barreto para desenvolver o projecto de Requalificação e Expansão do Portugal dos Pequenitos de “A a Z”.

Com uma equipa multidisciplinar adaptada às exigências do projecto, com competências integradas em desenvolvimento turístico e de lazer, visitor attractions, arquitectura, paisagismo e planeamento urbano, que permitisse responder a tal desafio, a Placemakers foi responsável pelo desenvolvimento estratégico integrado do projecto, incluindo: análise do contexto e estudo do mercado, desenvolvimento da visão, criação do conceito global e conceitos específicos para as diferentes âncoras, análise de viabilidade, identificação de potenciais fontes de financiamento, desenvolvimento do masterplan integrado e implementação de acções de suporte à execução do projecto, entre as quais identificação e apoio à selecção de fornecedores nas diferentes especialidades.

A solução proposta foi pautada pela preservação da filosofia original do espaço, respeitando o seu legado arquitectónico e lúdico-pedagógico, enriquecendo ao mesmo tempo a experiência para o visitante através da simbiose entre a portugalidade histórica e o contemporâneo. Promovendo, em paralelo, espaços de lazer, jardins, e outras infra-estruturas complementares à descoberta e exploração dos conteúdos apelativos para a criança, mas também para novos públicos como famílias, escolas e outros grupos mais abrangentes, incluindo turistas e excursionistas de todas as idades.

Entre as novas infra-estruturas planeadas está um novo edifico de recepção. Um edifício adaptado às exigências do visitante e necessidades operacionais do parque para o qual a Fundação Bissaya Barreto com o apoio da Placemakers promoveu recentemente um concurso de ideias, convidando 25 jovens arquitetos, com obra construída, de todas as regiões de Portugal. Deste concurso de ideias saiu vencedor o projeto do atelier SUBVERT STUDIO, eleito entre 11 propostas concorrentes.

Proposta SUBVERT STUDIO para o novo edificio de recepção do Portugal dos Pequenitos

Proposta SUBVERT STUDIO para o novo edificio de recepção do Portugal dos Pequenitos

A arquitectura do edifício proposto pela Subvert Studio remete às formas das velas das embarcações dos descobrimentos e reflete a diversidade e a vontade portuguesa de viajar e partir à descoberta. Situado no extremo oposto à atual entrada, o novo edifício deverá cumprir várias funções entre as quais bilheteira, salão para festas de aniversário, loja e espaço de restauração. Permitindo ainda ao visitante a visualização sobre toda a área do Portugal dos Pequenitos.

A área circundante de acesso ao edifício é beneficiada com espelhos de água e um percurso verde, alusivo à imagem de bosque e recuperando o desenho dos jardins clássicos, com recurso ao bucho, um elemento sempre presente na obra do Prof. Bissaya Barreto. O envidraçado permite, à medida que nos aproximamos, ver mais do interior do parque, numa crescente descoberta e aumento de expectativa.

Segundo os arquitectos, o ponto de partida conceptual do projeto é a própria base da cultura portuguesa – o percurso, a viagem e as descobertas. Tal como o parque, convida a este percurso de submersão nas raízes portuguesas, intimamente ligadas ao mar, às descobertas que este possibilitou, identificando como ponto central da proposta interpretar este conceito de viagem, através de um olhar contemporâneo. A curiosidade que é tão inerente ao povo português é transposta para este universo sem tempo nem escala, através do olhar de uma criança. Desta forma, o Portugal dos Pequenitos simboliza esta viagem de (auto)descoberta do património e essência portuguesa. É um mundo sensorial, símbolo das demais dicotomias, interiores e exteriores, de uma descoberta.

Uma máquina fora do tempo e de escala, as velas com vento sobre o mar instável, as próprias ondas do mar, um pássaro pronto a levantar voo, uma gare de encontros e desencontros ou a tenda que se levanta em acampamentos. Antecipando o universo criativo da criança, pretende-se um edifício que permita o despoletar de inúmeros processos de interpretação, onde poderá depositar empiricamente as suas memórias e criar novas e múltiplas associações. Esta interação e descoberta existe sobretudo através deste conceito de viagem.

E se o parque é uma viagem, o edifício proposto pela SUBVERT STUDIO desenha-se estável na terra e lança-se com as velas ao vento. É ponto de partida e simultaneamente de regresso, espaço de expectativa, de transição, mas também de estadia, de encontros, e reencontros. O edifício remete para as formas náuticas das embarcações dos Descobrimentos, simboliza o mar e, reflecte a diversidade e a vontade portuguesa de não se ancorar à terra, de partir numa viagem.

Primeira fase na materialização de um projeto em etapas

O edifício da recepção é a primeira fase do projeto Placemakers para a Fundação Bissaya Barreto de requalificação e expansão do Portugal dos Pequenitos, que inclui a construção de novos edifícios representativos do Portugal contemporâneo, novos recursos pedagógicos e uma remodelação ao nível de todo o parque, sobretudo ao nível de novas abordagens e conteúdos identitários da cultura de cada uma das regiões e países nele representado. O próximo passo a ser desenvolvido é a realização do estudo prévio do edifício da recepção, com a definição das especificidades técnicas e orçamentais e a respetiva aprovação pela Câmara Municipal de Coimbra.